Condomínio Jardim do Oriente

Blog dedicado ao Condomínio Jardim do Oriente, com o objetivo de estimular uma ocupação mais harmoniosa com o Bioma Cerrado visando melhor qualidade de vida para todos os moradores. O Autor não possui nenhum tipo de remuneração nem obrigatoriedade de atualização do blog, mas aceita sugestões e contribuições para postagens.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Araticum - Annona crassiflora

Araticum é nome dado à diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da região.

Tronco do Araticum
foto: igor.cerrado@gmail.com

Trata-se de uma árvore (Fig. 1A), sem exsudação de látex no caule ou ao se destacar a folha, com ramos e brotos com pilosidade ferrugínea; tronco pode alcançar cerca de 40 cm de diâmetro, o ritidoma (casca) é bege ou cinzento, com fissuras e cristas estreitas, descontínuas e sinuosas (Fig. 1C); 



Folhas do Araticum
foto: igor.cerrado@gmail.com



suas folhas são simples, alternas, de 5-16cm de comprimento e 3 a 12 de largura, possuem as margens lisas e nervações bem marcadas na face superior; sua consistência é bem firme (coriácea). Flores de até 4cm de comprimento, com seis pétalas livres entre si, de coloração creme ou verde ferrugínea, consistência carnosa, que pouco se abrem (Fig. 2A); são três pétalas maiores, dispostas externamente, e três menores internas; 


Flores de Araticum
http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/araticum.html

seus frutos alcançam mais de 15 cm de diâmetro e 2kg de peso, contendo muitas sementes com cerca de 1,5cm de comprimento.




Referências:
http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/araticum.html
Silva Júnior, M.C. et al. 2005. 100 Árvores do Cerrado: guia de campo. Brasília, Ed. Rede de Sementes do Cerrado, 278p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário