Condomínio Jardim do Oriente

Blog dedicado ao Condomínio Jardim do Oriente, com o objetivo de estimular uma ocupação mais harmoniosa com o Bioma Cerrado visando melhor qualidade de vida para todos os moradores. O Autor não possui nenhum tipo de remuneração nem obrigatoriedade de atualização do blog, mas aceita sugestões e contribuições para postagens.

sábado, 8 de outubro de 2011

Pequi - Caryocar brasiliense

O pequizeiro é uma árvore que habita cerrados, cerradões e matas secas ao longo de todo o bioma Cerrado, e devido a suas múltiplas utilidades e importância, é um dos símbolos do Cerrado.

Suas folhas são compostas, trifolioladas; opostas cruzadas (desenvolvem-se duas de cada nó do ramo, formando ângulo próximo de 90 graus em relação ao próximo par de folhas); 


Folhas dispostas em pares opostos e cruzados.
Foto: igor.cerrado@gmail.com
os folíolos podem medir até 20 cm de comprimento e são recobertos por densa pilosidade, assim como as extremidades dos ramos; 
As folhas jovens do Pequi podem ter coloração avermelhada.
Foto: igor.cerrado@gmail.com
Suas flores (Foto 3) de até 8 cm de diâmetro, são hermafroditas, compostas por cinco pétalas esbranquiçadas, livres entre si, com numerosos e vistosos estames (masculinos).

Flor do Pequi - foto: igor.cerrado@gmail.com
 O pequizeiro floresce durante os meses de agosto a novembro, com frutos (Foto 4A e 4B) madurando a partir de setembro (normalmente novembro) até o início de fevereiro.


Pequi
A. Tronco e ramos tortuosos do Pequizeiro; B. Casca com fissuras e cristas descontínuas no 

tronco do pequizeiro. fonte: http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/pequi.html


Aprenda mais sobre o Pequi assitindo ao programa "Um Pé de Quê?", no link abaixo:
http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=713

Nenhum comentário:

Postar um comentário