Condomínio Jardim do Oriente

Blog dedicado ao Condomínio Jardim do Oriente, com o objetivo de estimular uma ocupação mais harmoniosa com o Bioma Cerrado visando melhor qualidade de vida para todos os moradores. O Autor não possui nenhum tipo de remuneração nem obrigatoriedade de atualização do blog, mas aceita sugestões e contribuições para postagens.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cagaita - Eugenia dysenterica


Copa da Cagaita
foto: igor.cerrado@gmail.com
A Cagaita ou Cagaiteira é uma das árvores mais bonitas que conheço. Além de bela, o fruto da cagaita é delicioso e muito suculento. 



Árvore hermafrodita de até 10 m de altura, copa compacta e avermelhada quando com predominância de folhas jovens. Tronco com casca de cor castanho acinzentada, com fissuras longitudinais e cristas sinuosas e descontínuas, veios castanhos.

Tonco da Cagaita
foto: igor.cerrado@gmail.com
Folhas opostas cruzadas da Cagaita
foto: igor.cerrado@gmail.com

Folhas simples, opostas, glabras (sem pêlos), de margem lisa .
Flores isoladas ou reunidas em peuenos fascículos, partindo nas axilas foliares. 

Floresce de agosto a setembro.
Frutifica de setembro a outubro.

Fruto é uma baga de 2-3 cm de diâmetro, amarelo quando maduro, com 1-4 sementes, normalmente com remanescente do cálice floral seco.

Frutos da Cagaiteira
foto: igor.cerrado@gmail.com

Os frutos são bastante consumidos, tanto ao natural como na forma de doces, geléias, sorvetes e sucos, podendo ter sua polpa congelada por até um ano. Atenção quanto à quantidade de frutos ingeridos, principalmente quando quentes ao sol, grande quantidade gera efeito laxante, responsável tanto pelo nome popular como pelo científico.
Fruto ainda verde da Cagaita
foto: igor.cerrado@gmail.com

A árvore é também medicinal, melífera, ornamental e madeireira. A casca serve para curtumes, sendo uma das corticeiras do Cerrado, com até mais de 2 cm de espessura.Além de efeito laxante dos frutos, seu uso medicinal está associado à ação anti-diarréica de suas folhas. 




http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/cagaita.html
Silva Júnior, M.C. et al. 2005. 100 Árvores do Cerrado: guia de campo. Brasília, Ed. Rede de Sementes do Cerrado, 278p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário