Condomínio Jardim do Oriente

Blog dedicado ao Condomínio Jardim do Oriente, com o objetivo de estimular uma ocupação mais harmoniosa com o Bioma Cerrado visando melhor qualidade de vida para todos os moradores. O Autor não possui nenhum tipo de remuneração nem obrigatoriedade de atualização do blog, mas aceita sugestões e contribuições para postagens.

sábado, 8 de outubro de 2011

Importância das Árvores no Condomínio

       
      Caros vizinhos, esta postagem será dedicada para relembrar a importância das árvores para a nossa qualidade de vida no condomínio. 

         Com mais árvores, passaremos menos calor, teremos mais frutas (saúde), veremos mais passarinhos, teremos menos enxurradas e teremos um condomínio mais bonito e florido entre outras vantagens.


       É muito importante aproveitar as árvores nativas que já existem, pois são as mais adaptadas para as nossas condições ambientais e já estão plantadas. Confira a lista das árvores nativas existentes no condomínio, e suas utilidades clicando aqui.

     Temos muitas árvores bonitas, que produzem flores de diversas cores, além de frutos saborosos. Este blog trará mais informações sobre as árvores nativas, e também sugestão de árvores e plantas para o paisagismo.

     Para quem está em dúvida sobre que árvores manter nos lotes, me coloco a disposição para identificar e indicar usos das árvores. Meu contato é: igor.cerrado@gmail.com, celular 96138551, sou engenheiro florestal e morador do condomínio. 


Importância das Árvores



http://www.iesambi.org.br/campanhas_arquivos/arvoresimportancia.htm



Ciclo da águaA infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols., 2000), alimentando os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios. A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos (Magalhães e Crispim, 2003). Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem (Claeys e cols, 2004).

 Amenizam o clima
Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.



Diminuem a reflexão da radiação do sol
Superfícies artificiais refletem até 50% , enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa rediação, diminuindo o efeito térmico.



Efeito sobre o regime dos ventos
Podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.



Economia de energia
Redução do gasto com refrigeração. Segundo uma pesquisa, em Sacramento, Califórnia, EUA, a economia anual foi calculada em 18,5 bilhões de dólares devido à presença de árvores.


Captação de partículas e gases presentes no ar
Remoção de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.



Conservação da biodiversidade
As árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como aves e insetos.Em dois bairros de Volta Redonda foram registradas 90 espécies de aves nas árvores individuais existentes na arborização das ruas.



Atuam nos aspectos sensorial e estético
Amenizam a aridez e a repetição dos prédios e outras áreas construídas.



Saúde física e mental
Auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminui a pressaõ arterial), funcionamento cognitivo e comportamental.



Atendimento às necessidades lúdicas, de recreação e lazer
Os espaços verdes são utilizados para eventos, festas, festivais, shows, entre outras atividades.



Bibliografia
Claeys M, Graham B, Vas G, Wang W, Vermeylen R, Pahynska V, Cafmeyer J, Guyon P, Andreae MO, Artaxo P e Maenhaut W. Formation of secondary organic aerosols through photooxidation of isoprene. Science. Feb 20;303(5661):1173-6, 2004.

Magalhães LM e Crispim AA. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas na cidade? Ciência Hoje, vol.33, n.193, p.64-68, 2003.

Rezende, RP, Lazarini da Fonseca, CE, Balbino, VK e De Souza, CC. As matas de galeria e sua importância biológica. Engenharia Florestal, UnB, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário