Condomínio Jardim do Oriente

Blog dedicado ao Condomínio Jardim do Oriente, com o objetivo de estimular uma ocupação mais harmoniosa com o Bioma Cerrado visando melhor qualidade de vida para todos os moradores. O Autor não possui nenhum tipo de remuneração nem obrigatoriedade de atualização do blog, mas aceita sugestões e contribuições para postagens.

sábado, 8 de outubro de 2011

Construções ecologicamente corretas

   
            Caros vizinhos, esta postagem contém  informações sobre técnicas, instituições e empresas que trabalham com construções ecológicas ou bioconstruções.

         Como sugestão para o PLANEJAMENTO DA OCUPAÇÃO DOS LOTES disponibilizamos alguns princípios da PERMACULTURA que são muito úteis para aproveitar da melhor maneira as características ambientais do condomínio.

"A permacultura é um sistema de desenho fundado em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável".fonte: http://permacultureprinciples.com/pt/index.php


Este sítio (http://permacultureprinciples.com/pt/index.phpexplora a “essência da permacultura” de uma maneira simples e lúdica, desenvolvendo o trabalho por um dos fundadores do conceito da permacultura, David Holmgren.

O site apresenta 12 PRINCÍPIOS para se construir uma moradia que seja ambientalmente mais agradável para os moradores. Seguindo estes princípios, as casas serão menos quentes, teremos mais frutas, hortas e belas aves nos quintais, melhorando a qualidade de vida de todos.
Cartaz Éticas da Permacultura & Princípios de Design
12 PRINCÍPIOS do Planejamento


             O link abaixo é de uma apostila que contém diversas sugestões de como aproveitar da melhor maneira o espaço e recursos do quintal.
http://www.4shared.com/document/KOql8QHT/Apostila_do_Curso_Zona_1-_IPAB.htm

Manual do arquiteto descalço: Este livro se destina a estudantes de arquitetura interessados em bio-arquitetura; pessoas que queiram planejar ou construir sua própria casa, ou orientar um mestre-de-obras contratado; construtores que fazem casas e outras edificações APROVEITANDO DA MELHOR MANEIRA AS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS para construir uma casa mais agradável.






O IPOEMA é uma associação sem fins lucrativos, cuja missão é ampliar a efetiva participação da sociedade civil na construção do modelo de sustentabilidade proposto pela Permacultura, prática que envolve o planejamento de ambientes sustentáveis, bioconstruções, uso racional da água, energias renováveis, sistemas agroflorestais, produção alimentar ecológica e organização social participativa. 




O próximo link fala sobre os chamados " Tijolinhos Ecológicos":
http://modoconstrucao.blogspot.com/2010/10/tijolos-ecologicos-em-brasilia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário